Governo começa a implantar programa para pessoas em situação de rua

Organização civil Rede Rua vai executar as ações em São Paulo

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) vai anunciar na segunda-feira, dia 26, o primeiro convênio do Programa Pontos de Apoio da Rua (PAR) com a organização Rede Rua, de São Paulo. Fundada em 1989, a Rede Rua foi a melhor avaliada entre as quatro organizações selecionadas no edital lançado em fevereiro deste ano.

O MDHC analisou 14 propostas para projetos em São Paulo e no Rio de Janeiro. O PAR é parte de um plano emergencial para ajudar pessoas que vivem nas ruas, anunciado em dezembro do ano passado.

O objetivo do PAR é oferecer serviços públicos de cuidado e higiene pessoal para quem vive nas ruas, informar sobre cuidados básicos de saúde e ajudar essas pessoas com informações sobre seus direitos civis garantidos pela política nacional.

*Outras Cidades

O programa será implantado gradualmente em cidades com mais de 500 mil habitantes. O projeto inclui a criação de espaços acessíveis para pessoas em situação de rua, com serviços como lavanderia, banheiros, bebedouros e bagageiros, para ajudar a promover a cidadania dessas pessoas.

A Rede Rua receberá R$ 1,5 milhão para montar essas estruturas em São Paulo. O programa também prevê a possibilidade de expansão para outras organizações que foram classificadas na seleção pública.

google news