O governo da Rússia ameaçou assumir o “controle total” das maiores cidades ucranianas. De acordo com o que divulgou o Kremlin, as tropas têm condições de tomarem o poder desses locais. Segundo o porta-voz do governo, Dmitry Peskov, as principais cidades da Ucrânia já estão cercadas por forças russas.
Conforme divulgou o Portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, quando perguntado pela agência de notícias Reuters sobre comentários de autoridades dos Estados Unidos, que disseram que a Rússia havia pedido equipamento militar para a China, Peskov disse que não.
“A Rússia possui seu próprio potencial independente para continuar a operação. Como dissemos, ela está indo de acordo com o planejado e será concluída a tempo e na íntegra”, afirmou.
O presidente russo, Vladimir Putin, avisou ao Ocidente de que conseguirá cumprir todos os objetivos militares sem ajuda da China. O Ministério de Defesa da Rússia afirmou nesta segunda-feira (14) que 20 pessoas morreram e 28 ficaram feridas em um ataque dos ucranianos com um míssil na região de Donetsk, onde há separatistas ligados aos russos.
Terminou sem consenso mais uma reunião entre russos e ucranianos. A negociação de um cessar-fogo será retomada na terça-feira (14). O encontro acabou com uma “pausa técnica”. (BN)