Guerra vai encarecer biscoitos, pães e macarrão, diz Associação

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em meio à guerra na Ucrânia, os preços dos derivados de trigo, a exemplo de pães, biscoitos, bolos, macarrão e tudo que leva farinha de trigo vão subir nas próximas semanas. O alerta é da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI).

O órgão explica que a Rússia é o maior exportador de trigo do mundo. Junto à Ucrânia, ambos países representam cerca de 30% das exportações mundiais de trigo.

Segundo a entidade, a disparada da cotação do trigo já começou a ser sentida pelos fabricantes durante as negociações com os fornecedores, entretanto ainda há entrega fruto de contratos antigos.

“O que se pode afirmar é que haverá reajustes de preços nas próximas semanas, mas, com o horizonte indefinido, já que a cada notícia da guerra, o preço do trigo no mercado internacional oscila para cima ou para baixo com valores expressivos”, diz a Abimapi.

A Associação pontua que o Brasil produz menos da metade do trigo consumido e, sendo assim, precisa importar grandes quantidades de países do Mercosul, principalmente a Argentina, do Canadá e dos Estados Unidos.

Durante a produção de massas, a farinha é responsável por 70%, em média, dos custos. Já em pães e bolos industrializados, o produto representa cerca de 60% dos custos e 30% no caso dos biscoitos.

A entidade ressalta que as os estoques nas indústrias estão baixos, pois o período é de entressafra de trigo. “O repasse tende a ser gradual, pois não há espaço para elevar os preços de uma só vez para o consumidor final”. (A Tarde)

google news