Estreitar laços e amenizar a saudade entre familiares e pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Com essa proposta, os Serviços Social e de Psicologia do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ) desenvolveram, na unidade, novas estratégias de contato e aproximação.
A iniciativa foi adotada devido à revisão de política de visitas em unidades hospitalares em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Com o apoio de equipe multidisciplinar, são realizadas atividades com a utilização de recursos audiovisuais, nas quais os familiares têm a oportunidade de escrever ou gravar mensagens para o paciente. “Estudos mostram que ao reproduzir mensagem ou vídeo feitos por um familiar próximo ao paciente, provoca-se um estímulo de valor cognitivo e emocional que contribuem para minimizar a instabilidade emocional”, explica a coordenadora do Serviço Social, Fernanda Macedo.
De acordo com a coordenadora do Serviço de Psicologia, Márcia Aquino, com a iniciativa, é possível proporcionar um atendimento humanizado, considerando a sua integralidade na unidade de cuidados, além de unir qualidade do tratamento técnico à qualidade do relacionamento entre paciente, familiares e equipe multiprofissional. “Este contato com certeza gera impactos importantes na saúde mental do paciente e também da família”, conclui. (Instituto Fernando Filgueiras)