Inflação da Região Metropolitana de Salvador desacelera em novembro e fica em 0,26%

Queda de preços do grupo foi influenciada, principalmente, pelos aparelhos eletroeletrônicos, como o computador — Foto: Goumbik/Pixabay

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação calculado pelo IBGE, desacelerou em novembro e registrou 0,26% na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O índice ficou abaixo do resultado nacional (0,41%), conforme informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (9).

Em outubro o índice havia sido 0,61%, o que demonstra a desaceleração no aumento de preços na região. Em novembro, a RMS teve o sexto menor índice entre as 16 regiões analisadas.

Nos 12 meses encerrados em novembro, RMS apresentou a quinta desaceleração seguida, ficando em 6,97%. Nos 12 meses encerrados em outubro o número havia sido de 8,21%.

Apesar de continuar acima do indicador nacional (5,90%), a RMS deixou de ter o índice mais elevado do país – que passou a ser o da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com 7,04%.

No acumulado do ano de 2022, o IPCA na RMS seguiu acelerando e ficou em 5,88%. O índice está acima do nacional com 5,13% e é o terceiro maior do país, abaixo apenas das regiões metropolitanas do Rio de Janeiro (6,30%) e de São Paulo (5,95%). (G1)

google news