Investigada pelo MPT, CBF pode alterar regras de atuação de árbitros no quadro nacional

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A mudança nas regras de atuação dos árbitros no quadro nacional deve sair em breve. Foi o que antecipou, nesta sexta-feira (20), o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Leonardo Gaciba, segundo o site ge.globo.

A entidade está sendo investigada no Ministério Público do Trabalho (MPT) desde maio deste ano, por causa das condições de trabalhos dos árbitros e o ingresso no quadro de arbitragem.

O limite para a atuação como árbitro profissional é, atualmente, 55 anos na Série A, 50 na Série B e 45 nas Séries C e D. A alteração dessas regras, bem como a obrigatoriedade dos árbitros entrarem no quadro com até 38 anos, está sendo estudada pelo Departamento Jurídico da CBF.

Em audiência com o MPT e os representantes da arbitragem, Luiz Santoro, diretor jurídico, afirmou que não sabia sobre o limite de idade. Contudo, destacou que apenas cinco árbitros tinham idade próxima aos 50 anos no quadro nacional – e nenhum com idade superior a essa realizou teste físico e técnico. (BN)

google news