Lira garante que pautas ‘anti-STF’ não serão abordadas durante mandato na Câmara

Posicionamento do presidente da Casaa ocorre em meio a iminência da apreciação, no Senado, do projeto que limita os poderes do Supremo

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tem tranquilizado os magistrados do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre pautas ‘anti-Corte’ na Casa. O pepista afirmou que não vai pautar nenhum projeto enquanto estiver na presidência da Câmara. As informações são do Blog do Noblat, do Metrópoles .

O posicionamento de Lira ocorre em meio a iminência da apreciação, no Senado, do projeto que limita os poderes do STF. A expectativa é de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), paute até 7 de setembro a PEC que vai limitar os poderes dos ministros da Corte.

Em 4 de outubro, o projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado em menos de um minutos.

Lira busca também uma sinalização do Supremo para que pautas de costumes sejam postergadas. Os julgamentos sobre o aborto e a descriminalização da maconha foram alguns dos motivos para o travamento de pauta na Câmara.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, vê a troca como “bem-vista”. A ideia é de que o jurista segure os julgamentos, pelo menos, até 2025.

(Bahia.ba)

google news