Mais de 95% das armas registradas no Brasil estão nas mãos dos homens

Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública

Dados da Polícia Federal mostram que quase todas as armas registradas no Brasil estão nas mãos de homens. De um total de 1,2 milhão de armas cadastradas no Sinarm (Sistema Nacional de Armas), 95,9% pertencem a homens.

Essas armas incluem as usadas por caçadores, para defesa pessoal, seguranças e servidores públicos. A nova regra, que permite mais flexibilidade na compra de armas, foi introduzida em maio de 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro.

A pesquisa não inclui armas registradas no Sigma (Sistema de Gerenciamento Militar de Armas), que são usadas pelas Forças Armadas e outras instituições de segurança.

Enquanto essas armas estão principalmente com homens, elas foram usadas em 65% dos homicídios e feminicídios de mulheres no Brasil. Dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2024 mostram que em 2023 houve 3.930 homicídios de mulheres, dos quais 1.467 foram feminicídios.

Desses casos, 63,6% foram causados por armas de fogo, seguidos por armas brancas (18,7%), espancamento (5,1%), objetos contundentes (3,3%) e outros métodos (9,4%).

google news