O ministro da Educação, Camilo Santana, determinou que seja feito um estudo do impacto orçamentário para o projeto de implantação da nova Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, que será construída em Vitória da Conquista. A proposta foi apresentada nesta quarta-feira, 17, pelo deputado federal Jorge Solla (PT), em Brasília.
O pleito é debatido pela comunidade acadêmica há mais de dez anos e surge com a proposta de criar a universidade a partir do desmembramento do atual campus da Universidade Federal da Bahia (Ufba), de nome Anísio Teixeira, localizada na cidade.
“O ministro se mostrou muito simpático à proposta da criação de mais uma universidade na Bahia, em um polo regional importante no sudoeste do estado e, por isso, determinou que seja feito estudo do impacto orçamentário desse projeto”, disse Solla, após o encontro.
Solla levou ao Ministério da Educação, em Brasília, uma comitiva formada por deputados federais da bancada baiana. O grupo foi formado por Valdenor Pereira (PT), Lídice da Matta (PSB) e Alice Portugal (PCdoB), nomes do campo político progressista.
Também participaram da reunião o reitor da Ufba, Paulo Miguez, o vice-reitor, Penildon Filho, o diretor do campus da Ufba de Vitória da Conquista, Márcio Oliveira, e a diretora do campus de Camaçari, Maiana Matos.
Sobre o projeto
O projeto foi elaborado em 2014, mas desde então estava travado pelas gestões anteriores. O processo precisa ser apreciado pela Casa Civil para ser transformado em projeto de lei. Após esta etapa, ele pode ser apreciado pelo Congresso Nacional.
A criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia vai contemplar cerca de 100 municípios e beneficiar até 2,5 milhões de pessoas que moram na região do estado. (at)