Ministra e governador cobram apuração após morte de indígenas no Extremo Sul da Bahia

Jerônimo Rodrigues e Sônia Guajajara pediram que a segurança fosse reforçada na região

A ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), utilizaram suas redes sociais para cobrar apuração no caso do assassinato de dois jovens indígenas na tarde da última terça-feira (17), no Extremo Sul da Bahia.

Nawir Brito de Jesus, de 17 anos, e Samuel Cristiano do Amor Divino, de 25, foram mortos a tiros a caminho de uma fazenda ocupada por um grupo indígena. O crime aconteceu por volta das 17h, em um trecho da BR-101, na cidade de Itabela.

Em uma publicação no Twitter, o governador “lastimou” o crime e também determinou a apuração do caso. Jerônimo Rodrigues ainda ordenou reforço policial no local.

“Desde ontem, quando fui informado dos acontecimentos com indígenas no extremo sul baiano, determinei que a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e a Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Humano acompanhem e apurem este fato lastimável e inaceitável”, afirmou.

Já a ministra também lamentou em suas redes sociais e afirmou que acionou o Ministério da Justiça para enviar a Força Nacional para a região.

“A violência autorizada nos últimos anos por meio do forte armamento segue matando . A situação no Extremo Sul da Bahia está cada dia pior, agora à tarde pistoleiros assassinaram dois indígenas em área de retomada do Território Barra Velha em Porto Seguro”, escreveu.

Sônia Guajajara afirmou ainda que sua primeira agenda desta quarta-feira (18) será uma reunião com lideranças indígenas do Extremo Sul da Bahia. A região vem sofrendo desde o ano passado com conflitos entre indígenas e fazendeiros que disputam terras. (metro1)

google news