O recente anúncio de “O Auto da Compadecida 2” tem movimentado expectativas sobre o que virá na continuação da obra de Ariano Suassuna. Manuel Dantas Suassuna, filho do autor, revelou ao G1, que a ideia de um novo filme com João Grilo e Chicó chegou a ser apresentada a seu pai e foi aprovada pela família do escritor paraibano há dois anos.
Segundo Manuel, um tempo depois do lançamento do primeiro filme, o cineasta Guel Arraes e Ariano Suassuna chegaram a conversar sobre a possibilidade de uma sequência, mas o projeto não foi concretizado naquele momento. O diretor cinematográfico voltou a conversar com a família do já falecido escritor sobre o assunto. “Todo esse processo passou pela família. Desde que Guel propôs a ideia, ele conversou cm todos para saber o que nós achamos, e foi um processo que passou por nós há cerca de dois anos”, contou Manuel ao G1.
A autorização da família veio após muita conversa e análise. Miguel disse, ainda, que não se sabe a ordem cronológica nem o texto exato que virá adiante no novo filme, mas revelou que a produção será dirigida por Guel Arraes, assim como há 20 anos, e Flávia Lacerda, com produção da Conspiração e H2O Films.
A previsão é que as gravações tenham início ainda este ano e que o filme esteja em cartaz nos cinemas de todo o Brasil em 2024, dez anos depois da morte de Ariano Suassuna. (Metro1)