Papa Francisco afirma ser contra legalização de drogas: “Pisoteiam a dignidade humana”

O discurso foi feito nesta quarta-feira (26) no Vaticano, um dia após o STF descriminalizar a entorpecente no Brasil

O Papa Francisco fez uma declaração sobre legalização das drogas, no Vaticano nesta quarta-feira (26), por conta do Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas. O discurso aconteceu um dia após o Supremo Tribunal Federal ter decidido descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal no Brasil. 

“As drogas pisoteiam a dignidade humana. A redução da dependência de drogas não é alcançada pela legalização do uso de drogas, como algumas pessoas têm proposto ou alguns países já implementaram. Isso é uma fantasia”, disse Francisco.

Apesar de ser ilegal em muitos países, segundo a ONU, a maconha é a droga mais usada no mundo. Na Europa, por exemplo, é consumida por cerca de 8% da população. O Papa destaca que a liberação das drogas acarreta um maior consumo das substâncias. 

Por outro lado, especialistas apontam que a descriminalização da maconha e outras drogas poder gerar benefícios como uma maior conscientização da sociedade e do poder público sobre a substância, mais diálogo e maior possibilidade de ofertar tratamento apropriado a dependentes químicos.

O líder religioso, sustentou que o uso de drogas empobrece comunidades e causa “histórias trágicas” para viciados. “Estou convencido de que é um dever moral acabar com a produção e o tráfico dessas substâncias perigosas”, pontuou Francisco.

google news