Partido Novo suspende filiação de João Amoêdo após declaração de apoio a Lula

Foto: Reprodução

O Partido Novo determinou nesta quinta-feira, 27, a imediata suspensão da filiação de João Amoêdo. A decisão ocorre após Amoêdo, que foi candidato à presidência pelo partido em 2018, declarar voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições 2022.

“A declaração de voto de João Amoêdo em Lula, que sempre apoiou ditadores e protagonizou os maiores escândalos de corrupção da história, é lamentável e incoerente. Seu posicionamento não representa o Partido Novo e vai contra tudo o que sempre defendemos”, informou o partido por meio de nota enviada ao Terra.

“A triste declaração constrange a instituição, que se mantém coerente com seus princípios e valores e reforça que Amoêdo não faz mais parte do corpo diretivo do partido desde março de 2020. Apoiar aqueles que aparelharam órgãos de Estado, corromperam nossa democracia e saquearam os cofres públicos é fazer oposição ao povo brasileiro. O Novo sempre foi e sempre será oposição ao lulopetismo e tudo que ele representa”, justificou o Novo.

Segundo o partido, a filiação foi suspensa até o encerramento do Processo Disciplinar aberto contra Amôedo, por “possíveis violações Estatutárias”.

“O processo na CEP [Comissão de Ética Partidária] segue seu curso respeitando rigorosamente as determinações Estatutárias e o pleno direito de defesa”, disse o Novo.

Após declarar voto em Lula em 15 de outubro, João Amoêdo foi publicamente criticado pelo Novo. Eduardo Ribeiro, o atual presidente do partido, classificou o apoio como “vergonhoso”.

“Constrangedora e incoerente a declaração de voto de João Amoêdo em Lula. O PT e o Lula representam tudo o que o nosso partido sempre combateu”, escreveu ele na ocasião. “Essa é a prova final de que o Novo nunca mudou, quem mudou foi o João.”

No segundo turno, o Novo decidiu não apoiar nenhum dos candidatos e liberou seus filiados a votar de acordo com a “conciência” e “princípios partidários”. O partido, porém, divulgou uma nota criticando o PT.

Veja a nota do Novo na íntegra

“A declaração de voto de João Amoêdo em Lula, que sempre apoiou ditadores e protagonizou os maiores escândalos de corrupção da história, é lamentável e incoerente.

Seu posicionamento não representa o Partido Novo e vai contra tudo o que sempre defendemos.

A triste declaração constrange a instituição, que se mantém coerente com seus princípios e valores e reforça que Amoêdo não faz mais parte do corpo diretivo do partido desde março de 2020.

Apoiar aqueles que aparelharam órgãos de Estado, corromperam nossa democracia e saquearam os cofres públicos é fazer oposição ao povo brasileiro.

O NOVO sempre foi e sempre será oposição ao lulopetismo e tudo que ele representa.

O Partido Novo, através da Comissão de Ética Partidária (CEP), decidiu suspender liminarmente a filiação de JOÃO DIONÍSIO FILGUEIRA BARRETO AMOÊDO, até o encerramento do Processo Disciplinar aberto contra ele, por possíveis violações Estatutárias cometidas por ele, com base no art. 21, II combinado com §2º.

A Comissão de Ética Partidária (CEP) é o órgão nacional, independente e permanente de apoio à gestão do NOVO e que tem como principal função zelar pela ética e decoro, bem como pela aplicação do Estatuto e normas internas do NOVO, sendo assim o órgão competente para julgar denúncias feitas por nossos filiados.

O processo na CEP segue seu curso respeitando rigorosamente as determinações Estatutárias e o pleno direito de defesa.”

google news