Pausa de luxo! Vitória terá uma semana inteira de treinos pela primeira vez na temporada

Rubro-negro visita o Itabuna no domingo (3), às 16h, no encerramento da fase classificatória do Baiano

Crédito: VICTOR FERREIRA / ECV

O calendário finalmente deu uma brecha e o Vitória terá uma semana inteira para treinar pela primeira vez na temporada. Nos últimos 40 dias, o Leão disputou 12 jogos, com intervalo de, no máximo, três dias entre eles. As seis viagens, cinco para o interior do estado e uma para o Piauí, acrescentaram dose extra de desgaste ao elenco rubro-negro. Não à toa, o clube concedeu folga nesta segunda-feira (26).

A semana livre de jogos se deve ao título da Série B do Brasileiro 2023. Ao ficar com a taça, o rubro-negro também garantiu vaga direta na 3ª fase da Copa do Brasil. A CBF reservou as datas desta semana para a disputa da primeira fase do torneio.

Pausa importante para o trabalho que precede a última rodada da fase classificatória do Campeonato Baiano. Os cinco jogos acontecerão às 16h. O Vitória visita o Itabuna, no estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. O adversário vem de três derrotas, tem apenas seis pontos, amarga a zona de rebaixamento e vai entrar em campo para tentar evitar a degola.

Já o Vitória não perde no estadual há três partidas e encaminhou a classificação às semifinais no último domingo (25), quando venceu o Atlético de Alagoinhas por 3×0, no Barradão. O rubro-negro tem 16 pontos e é o vice-líder do torneio. O Leão tem mesma pontuação de Bahia, líder, e Barcelona de Ilhéus, 3º colocado, mas perde para o tricolor no saldo de gols e leva a melhor contra o time do interior pelo mesmo critério. A Juazeirense tem 14 pontos e fecha o G4.

Além de definir os quatro classificados, a rodada derradeira também decidirá os confrontos e os mandos de campo das semifinais do Baiano. Por isso, o técnico Léo Condé quer comemorar a sexta vitória no estadual diante do Itabuna.

“A partir de agora todos os jogos são decisivos. É um jogo que vale a classificação e a gente quer uma boa classificação para trazer a decisão da semifinal para casa. Podemos ter mudanças a partir do adversário e da semana de trabalho, mas a gente espera mandar uma equipe forte e competitiva para buscar a classificação”, projetou o comandante rubro-negro, que pretende fazer ajustes e corrigir erros que não são possíveis em intervalos curtos de treinamento.

A bola aérea defensiva está entre eles. Pelo alto, Bahia e Náutico balançaram as redes rubro-negras. “É algo para trabalhar. Não é corriqueiro. A gente sofre poucos gols, essa é a realidade, mas foram gols parecidos. Problema é que a gente não tem muito tempo para treinar de um jogo para outro. A gente precisa de semana aberta para fazer treinamentos específicos e esse é um tipo de situação, de fundamento, que a gente realmente vai precisar trabalhar”, adiantou o treinador, na semana passada, após o empate com a equipe pernambucana, pela Copa do Nordeste.

Para a partida contra o Itabuna, Léo Condé conta com o retorno de Dudu. O volante cumpriu suspensão contra o Atlético de Alagoinhas e está novamente à disposição. Quem também pode reaparecer é o goleiro Lucas Arcanjo, que está recuperado de lesão e será testado nos treinamentos ao longo da semana. Já os atacantes Everaldo e Yuri Castilho seguem em tratamento médico.

O elenco do Vitória se reapresenta na Toca do Leão na tarde de terça-feira (27) e viaja de avião, para Ilhéus, após o treinamento de sexta-feira (1º).

google news