Ação ‘Falso Consórcio’ é realizada pelo Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP).
Uma operação policial que acontece em Salvador, cidades na região metropolitana e no interior da Bahia cumpre 28 mandados de busca e apreensão contra um grupo investigado por praticar golpes através de sites de compras de imóveis e veículos na internet, na manhã nesta quinta-feira (18).
Mais de 130 policiais estão envolvidos na ação que busca membros da quadrilha, que já lucrou, por meio do crime, mais de R$ 860 mil. Pelo menos 165 vítimas já foram identificadas pela polícia.
Agentes de pelo menos sete departamentos da Polícia Civil, além da Polícia Militar, estão envolvidos na operação. Denominada “Falso Consórcio”, a operação acontece em Salvador nos bairros Stiep, Rio Vermelho, Sussuarana, Amaralina, Valéria, São Cristóvão e Caminho das Árvores, além de imóveis nas avenidas Carlos Gomes, San Martin e Paralela.
Os mandados são cumpridos também em endereços de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana, além de Cruz das Almas, no recôncavo, e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.
Nas primeiras horas da manhã, uma arma foi apreendida no bairro do Engenho Velho da Federação, na capital.
De acordo com o delegado Arthur Gallas, diretor do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP) e responsável pela operação, os criminosos atraíam as pessoas, com ofertas de vantagens que não existiam.
Ainda de acordo com Gallas, depois de receber o pagamento, os estelionatários cortavam a comunicação com os clientes, não entregavam os supostos produtos e deixavam de responder os contatos.
A Secretaria da Segurança Pública não detalhou o que foi apreendido ou se alguém foi preso nas primeiras horas da operação, que segue durante o dia na capital e nos outros municípios. (G1)