Em uma operação realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), 16 iPhones foram apreendidos por suspeita de importação irregular. Os aparelhos estavam sendo transportados dentro da mochila do motorista de um ônibus que transitava pela BR-116.
Durante a fiscalização de rotina, os policiais pararam o ônibus que fazia a linha São Paulo x Andorinha (BA) e avistaram a mochila posicionada atrás do banco do motorista. Ao ser questionado, o motorista afirmou que se tratava de uma encomenda.
Ao verificar o conteúdo da mochila, os policiais encontraram 16 smartphones, aparentemente novos, sem as embalagens originais, de diversas marcas e modelos: 5 Apple iPhone 11 128GB, 5 Apple iPhone XR 128GB, 2 Apple iPhone XR 64GB, 2 Apple iPhone 13 Pro Max, 1 Apple iPhone 12 Pro Max, 1 iPhone 11 64GB, além de 5 cabos USB da Apple. A mercadoria não estava acompanhada de nenhuma documentação fiscal.
O crime de descaminho, previsto no art. 334 do Código Penal, caracteriza-se pelo ato de iludir, total ou parcialmente, o pagamento de impostos devidos pela entrada, saída ou consumo de mercadoria.
Todo o material apreendido foi encaminhado à Secretaria da Receita Federal para as devidas providências administrativas legais. A ação da PRF reforça o combate à importação ilegal de produtos e à sonegação fiscal, contribuindo para a segurança e a regularidade do comércio no país.