O suplemento whey protein tornou-se popular entre atletas, entusiastas do fitness e pessoas que buscam uma alimentação mais equilibrada. Ainda assim, há muitos receios e mitos sobre o consumo de whey protein.
A nutricionista Vivi Sanches, que atende em São Paulo, afirma que, entre as lendas urbanas que circulam, existe uma absurda associação com o câncer. “Não há evidências científicas, que sustentem essa afirmação. Várias pesquisas não encontraram qualquer ligação direta entre o consumo de whey e o desenvolvimento de câncer”, afirma.
Ela reforça que o whey protein é uma fonte de proteína derivada do soro do leite, rica em aminoácidos essenciais, que promovem a recuperação muscular e o aumento da massa magra.
Outro mito bastante difundido é que o suplemento prejudica o funcionamento dos rins. “Não há evidências de que o consumo moderado de whey protein cause danos renais em indivíduos saudáveis. No entanto, pessoas com problemas renais preexistentes devem consultar um médico antes de iniciar qualquer suplementação”, justificou. (Metropoles)