PT e PSD firmam aliança em Alagoinhas; dois nomes brigam por candidatura

Aliados a nível estadual, PT e PSD derrubam muros e firmam aliança em Alagoinhas para 2024

Divulgação

O PT e o PSD oficializaram, neste domingo (20), uma aliança voltada para as eleições de 2024 em Alagoinhas. Cada uma das legendas tem seu pré-candidato à prefeitura no ano que vem — o sindicalista Radiovaldo Costa (PT) e o secretário municipal Gustavo Carmo (PSD), da Educação —, mas apenas um vai encabeçar a chapa no próximo pleito.

O acordo firmado envolve o compromisso de que o candidato será escolhido com base em pesquisas eleitorais encomendadas pelas legendas. Quem estiver mais bem colocado nos levantamentos será o candidato, que representará o grupo do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Alagoinhas.

O anúncio da aliança foi feito durante um grande evento para a filiação de Gustavo Carmo, que contou as participações do senador Otto Alencar (PSD-BA), dos deputados federais Cláudio Cajado (PP-BA), Ivoneide Caetano (PT-BA) e Otto Alencar Filho (PSD-BA), e dos deputados estaduais Niltinho (PP) e Ludmila Fiscina (PV), primeira-dama do município.

A aliança, antes tida como improvável, foi costurada entre o atual gestor municipal, Joaquim Neto (PSD), e o deputado federal Joseildo Ramos (PT), ex-prefeito de Alagoinhas e principal liderança petista da cidade, que também esteve no evento do PSD.

Nos últimos seis anos e meio, período que compreende os mandatos de Joaquim Neto até o momento, o PT manteve uma oposição “light” à prefeitura do PSD. Mas um pedido do governador do estado mudou tudo. Jerônimo Rodrigues tem solicitado à sua base aliada a escolha de apenas um candidato por município, evitando rachar os votos de seu grupo político.

Agora, a expectativa de Joaquim Neto é que seu pupilo Gustavo Carmo seja o candidato, abrindo espaço na chapa majoritária para que Radiovaldo seja seu postulante a vice-prefeito. O PT, por outro lado, tem a expectativa contrária: de voltar a governar a cidade depois de quatro mandatos. A última vez que os petistas estiveram à frente da prefeitura foi no período de 2001 a 2008, na gestão de Joseildo Ramos.

A maior certeza dos novos aliados, porém, é a de quem eles irão enfrentar nas próximas eleições. Trata-se do ex-prefeito Paulo Cezar Simões (Solidariedade), que, orientado pelo deputado federal Paulo Azi (União Brasil), está buscando um novo partido para fazer o enfrentamento. (Bnews)

google news