A Série B conheceu seus últimos quatro novos participantes após o encerramento do Brasileirão na noite desta quinta-feira (9). Com a derrota para o Fortaleza por 2 a 1, de virada, o Bahia terminou o campeonato na 18ª colocação com 43 pontos e vai disputar a segundona em 2022.
Além do Tricolor, também foram rebaixados o Grêmio, Sport e Chapecoense. Outras quatro novidades da Série B do ano que vem serão Tombense, Novorizontino, Criciúma e Ituano, que subiram da C. Os outros 12 clubes que seguem na segundona são: Brusque, Cruzeiro, CRB, CSA, Guarani, Londrina, Náutico, Operário, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Vasco e Vila Nova.
Dos 20 clubes que disputarão a Série B, seis deles já foram campeões brasileiros. Além do Bahia, Cruzeiro, Vasco, Guarani, Grêmio e Sport já levantaram o caneco e juntos somam 14 títulos.
A Série B 2022 está programada para ser realizada entre 9 de abril e 5 de novembro. O sistema de disputa segue o mesmo modelo da Série A. Os 20 clubes se enfrentam em turno e returno, os quatro melhores conquistam o acesso para a elite, enquanto os quatro piores serão rebaixados à Série C.