Rui Costa é alvo de reclamações da base aliada no Congresso

Lideranças partidárias com representantes em ministérios afirmam que derrota do governo no Marco do Saneamento foi recado sobre insatisfação

Homem de confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro Rui Costa (PT), da Casa Civil, é alvo de reclamações de parlamentares da base aliada no Congresso Nacional. A informação é da coluna de Igor Gadelha, no portal Metrópoles.

De acordo com a publicação, a queixa mais recente se deu nas discussões sobre mudanças feitas pelo governo no Marco do Saneamento aprovado pelo Congresso em 2020. Irritados com as alterações, os parlamentares buscaram o ministro para encontrar uma solução negociada, sem sucesso.

Segundo a coluna, Rui chegou a se reunir com os deputados Fernando Marangoni (União Brasil-SP) e Fernando Monteiro (PP-P) – autores do projeto que derrubou as mudanças do governo -, e, em um gesto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), tirou o PDL da pauta de votações na expectativa de uma desistência do Planalto.

Parlamentares, entretanto, relataram que a Casa Civil não deu qualquer resposta após o encontro, o que irritou Lira e o motivou a dar andamento ao projeto, que foi aprovado em votação na Câmara por 295 a 136, marcando a primeira grande derrota do governo Lula no Legislativo.

Lideranças partidárias com ministérios do governo afirmam que a derrota foi um recado da insatisfação com Rui Costa, que segundo eles tem demorado nas nomeações para cargos. Procurado pela coluna, ele não respondeu. (bahia.ba)

google news