Dois casos suspeitos de gripe aviária (H5N1) em humanos, no Espírito Santo, foram descartados após testes apresentarem resultado negativo para o vírus, segundo informou o Ministério da Saúde neste sábado (20/5).
Um homem de 61 anos era o último suspeito dentre os 33 funcionários do Parque da Fazendinha, onde foi encontrada uma ave doente. Ele estava isolado e em observação como caso suspeito para a doença após apresentar sintomas gripais ao longo da semana. Exames laboratoriais apresentaram resultados negativos para todos os alvos testados, inclusive influenza aviária (H5N1).
De acordo com a pasta, das outras 32 amostras dos demais funcionários do parque, 30 foram negativas para todos os vírus testados e dois testaram positivo para vírus que já estavam em circulação, o influenza A e B.
Casos suspeitos
Além do grupo de funcionários, a Secretaria de Saúde do Espírito Santo foi notificada de outros três casos suspeitos. Um foi descartado e os outros dois ainda estão em análise.
Segundo protocolo de vigilância, os pacientes seguem isolados e monitorados pelas equipes de saúde enquanto aguardam pelo resultado dos exames.
Os testes para a gripe aviária (H5N1) foram feitos no laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, após encaminhamento do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Espírito Santo.
Busca ativa
O Ministério da Saúde orientou que seja feita uma busca ativa no estado para investigação de todas as pessoas que tiveram contato com os animais doentes. As autoridades pedem que a população evite o contato com aves doente e mortas e que ela acione os órgãos competentes para fazer uma análise da situação. (Metropoles)