Em meio a temores após manifestações de caráter golpista ao longo dos últimos meses do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), o secretário de Estado americano, Antony Blinken, responsável pela diplomacia do país, divulgou nota nesta quarta-feira (7) celebrando o bicentenário da Independência brasileira e destacando o compromisso com a democracia.
“Como as duas maiores democracias no hemisfério ocidental, os Estados Unidos e o Brasil compartilham o compromisso de apoiar a democracia e demonstrar seus benefícios à população”, diz a nota.
Os dois países “continuam a trabalhar no aprofundamento do nosso vital relacionamento estratégico e econômico”, continua o texto.
“Juntos, nossos países podem garantir a paz e a segurança regional, avançar nos direitos humanos e na justiça racial e construir um futuro seguro, saudável, sustentável e próspero para as próximas gerações”.
Os Estados Unidos confirmaram a participação na parada naval no Rio de Janeiro nesta quarta. Apoiador contumaz do ex-presidente americano Donald Trump, Bolsonaro ecoou no Brasil suspeitas em relação ao pleito que elegeu Joe Biden em 2020, o que enfraqueceu as relações entre os dois países no começo do mandato do democrata. Os dois líderes se reuniram apenas uma vez, em junho deste ano, durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles. (BN)