O senador Otto Alencar (PSD-BA) informou nesta segunda-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está se recuperando bem após sofrer uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada no último sábado (19).
Embora tenha cancelado sua viagem à Rússia a pedido dos médicos, Lula deve retomar suas atividades imediatamente em Brasília, conforme declarou o senador, que também é médico.
“O presidente está bem, está andando. Ele disse que não tem nenhum problema. Ele vai retomar as atividades dele hoje, lá no Palácio do Planalto,” afirmou Alencar em entrevista.
Lula passará por novos exames de neuroimagem nas próximas 72 horas para verificar se há sinais de sangramento ou edema na região occipital do crânio. Otto Alencar conversou com a equipe médica do Hospital Sírio Libanês e ficou tranquilo quanto ao estado de saúde do presidente.
“Falei com doutor Francisco Sampaio Júnior, um dos neurologistas da equipe do Roberto Kalil. Ele me tranquilizou e informou que Lula teve um trauma na região occipital, com um sangramento e um ferimento corto-contuso que gerou um hematoma no local. A ressonância não mostrou nenhum problema interno,” relatou o senador.
Ele explicou ainda que o cancelamento da viagem foi uma medida de precaução. “Foi orientado que ele não viajasse, especialmente em viagens longas, já que a pressão interna do organismo pode aumentar e causar complicações. Após traumas leves no cérebro, é comum realizar uma nova ressonância magnética após 4 ou 5 dias para descartar qualquer risco interno,” concluiu Otto.