A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) apresenta em sessão especial marcada para esta terça (6), às 9h30, o relatório produzido após um trabalho de inspeção em 13 barragens com risco de rompimento situadas em território baiano.
O colegiado, presidido pelo deputado José de Arimateia, visitou as dez barragens listadas pela Agência Nacional das Águas em iminência de acidente, além de outras três, incluindo a do Quati, no município de Pedro Alexandre, no nordeste baiano. O documento contém 58 páginas e mostra as causas técnicas que levam aos riscos de desastre.
O relatório aponta ainda para outras necessidades, a exemplo da elaboração dos planos municipais de saneamento, que dispõem sobre os quatro alicerces do chamado saneamento básico: água tratada, esgotamento sanitário, resíduo sólido e drenagem.
A sessão terá a presença do presidente da comissão especial de fiscalização de barragens da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Alencar, além de representantes de órgãos federais e estaduais. Integrantes do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) e da União dos Municípios da Bahia (UPB) também estarão presentes, assim como prefeitos e presidentes das câmaras de vereadores de municípios onde existem barragens. (Metro1)