O prefeito ACM informou, nesta quarta-feira (18), a suspensão do funcionamento de todos os shoppings centers de Salvador. Outros centros comerciais como o Mercado Modelo também serão fechados. A medida valerá a partir de sábado (21).
Inicialmente, o prazo da determinação é de 15 dias, podendo ser prorrogado a partir de novos decretos. Segundo o prefeito, a decisão foi tomada após uma reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas e dirigentes dos shoppings e houve convergência entre as partes, apesar da suspensão do funcionamento.
Clínicas de saúde que funcionam dentro dos shoppings e possuem acessos independentes poderão funcionar normalmente.
Além disso, o prefeito já assinou o decreto de estado de emergência da cidade, por tempo indeterminado, que será publicado na quinta-feira (17), no Diário Oficial do Município.
O Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, que havia reduzido a capacidade de passageiros, também terão funcionamento suspensos.
ACM Neto disse ainda que estuda o fechamento das praias que são mais procuradas, para evitar aglomerações. Segundo o prefeito, o estudo está sendo feito porque a gestão precisa ver a capacidade da guarda-civil na fiscalização. O gestor disse ainda que vai pedir apoio do governo do estado para agir na fiscalização. (G1)