Duas derrotas consecutivas em casa trouxeram tensão ao final do primeiro turno do Bahia no Campeonato Brasileiro. Diante dos resultados ruins, o Tricolor deixou o G-4 e ainda corre o risco de perder o lugar no G-6 após 15 rodadas. Mas nada que os comandados de Rogério Ceni não possam resolver rapidamente e fechar a primeira parte com a imagem que construíram na maior parte do tempo. Nesta quarta-feira, o Esquadrão visita o Atlético-GO, às 21h30 (de Brasília).
Copo meio vazio
Os números mostram uma queda de rendimento do Bahia. O Tricolor tem 44% de aproveitamento nas nove últimas rodadas da competição (12 pontos), enquanto o desempenho nos nove jogos iniciais foi de 66% (18 pontos). O aproveitamento geral é de 55%.
A derrota em casa para o Cuiabá quebrou uma sequência de 20 partidas de invencibilidade do Esquadrão como mandante. Para piorar, o Bahia também perdeu para o Corinthians na rodada seguinte e agora não só deixou o G-4, como tem o G-6 ameaçado após 15 rodadas.
Se o Cruzeiro derrotar o Juventude, às 19h (de Brasília), o Tricolor já começará a partida contra o Atlético-GO na sétima posição e terá a obrigação de vencer o duelo em Goiânia para seguinte entre os seis primeiros.
Vale lembrar que o Esquadrão saltou do nono para o quinto lugar ao bater o Grêmio, por 1 a 0, em jogo válido pela quarta rodada, no dia 27 de abril deste ano. Desde então, o time baiano soma quase três meses entre os seis primeiros colocados.
Copo meio cheio
Por outro lado, se derrotar o Atlético-GO, o Bahia ao menos se garante no G-6 do Campeonato Brasileiro. Além disso, há a possibilidade de terminar o primeiro turno no G-4. Basta somar três pontos em Goiânia e torcer por tropeços de dois times: Fortaleza e São Paulo.
Copo meio cheio
Por outro lado, se derrotar o Atlético-GO, o Bahia ao menos se garante no G-6 do Campeonato Brasileiro. Além disso, há a possibilidade de terminar o primeiro turno no G-4. Basta somar três pontos em Goiânia e torcer por tropeços de dois times: Fortaleza e São Paulo.
Oito primeiros colocados do Brasileirão antes da 19ª rodada:
- Botafogo – 39 pontos;
- Palmeiras – 36 pontos;
- Flamengo – 34 pontos e um jogo a menos;
- Fortaleza – 32 pontos e um jogo a menos;
- São Paulo – 31 pontos;
- Bahia – 30 pontos;
- Cruzeiro – 27 pontos e um jogo a menos;
- Athletico-PR – 25 pontos e um jogo a menos.
Quem joga
O Bahia conta com o retorno do zagueiro Gabriel Xavier, que cumpriu suspensão contra o Corinthians, mas perdeu Kanu, Caio Alexandre e Biel (que também estava machucado) por causa do acúmulo de cartões amarelos. Vetados pelo departamento médico, Cicinho e Acevedo também são desfalques.
A tendência é que Cuesta seja mantido na zaga, enquanto o volante Rezende é o favorito a ficar com a vaga de Caio Alexandre no meio-campo.
Na lateral esquerda, há a possibilidade de troca de Luciano Juba (que sentiu dores no joelho contra o Corinthians) por Iago Borduchi, atleta contratado nesta segunda janela de transferências e que já possui 121 minutos em ação com a camisa do Bahia.
Com isso, o Tricolor deve ir para campo com: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Víctor Cuesta e Iago Borduchi [Luciano Juba]; Rezende, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Everaldo e Thaciano.
Fonte: ge