Sua próxima entrevista de emprego pode ser feita por uma inteligência artificial; veja como se preparar

Algumas empresas já estão adotando a tecnologia para selecionar futuros funcionários – e a IA avalia tudo, de iniciativa e profissionalismo até as habilidades de comunicação e resolução de problemas

No mercado de trabalho, a inteligência artificial já tem sido usada há algum tempo para triagem e seleção de currículos. Mas, agora, mais empresas também estão começando a utilizá-la para avaliar entrevistas de emprego feitas por vídeo.

Dependendo do software, a tecnologia pode verificar habilidades de comunicação e resolução de problemas, iniciativa, profissionalismo e atitude do candidato – e até mesmo eliminá-lo antes que chegue a conversar com um humano, informa o jornal The Washington Post.

No geral, o sistema funciona assim: ele registra em vídeo o candidato respondendo a perguntas feitas pelo empregador ou pela companhia por trás da IA – a pessoa tem de um a alguns minutos para responder e, em alguns casos, consegue regravar as respostas. Quando a entrevista é enviada, a inteligência artificial assume o controle, analisando as imagens em busca de habilidades ou características específicas e fornecendo pontuações e percepções aos recrutadores.

Segundo a reportagem, especialistas em trabalho dizem que os empregadores usam a tecnologia principalmente para vagas que atraem um grande número de interessados ou para ajudar a preencher centenas de empregos ao mesmo tempo.

“A IA está se tornando mais aplicável em todos os setores. As entrevistas avaliadas por IA são “uma [opção] de alto crescimento que está evoluindo”, disse Rania Stewart, analista de tecnologia de recrutamento da empresa de pesquisa de mercado Gartner.

Mas a tecnologia não é perfeita. Um dos temores é de que ela possa penalizar injustamente os candidatos se não conseguir, por exemplo, entender seu sotaque ou se haver um possível problema de fala ou conexão. Apesar disso, especialistas dão dicas para obter um melhor desempenho neste tipo de processo:

1. Verifique a parte técnica

Problemas técnicos podem afetar a avaliação da IA. Por isso, antes da entrevista, é preciso certificar-se de ter uma conexão forte com a internet, se o computador, celular ou tablet está conectado a uma fonte de energia, se tem boa iluminação, um fundo limpo e um ângulo de câmera favorável no local escolhido para fazer a gravação e se a webcam e o microfone estão funcionando.

Também é importante verificar se o sistema operacional e do navegador estão atualizados, já que alguns softwares têm requisitos; garantir que ninguém vai entrar no espaço e interromper o vídeo e escolha um local silencioso para garantir que tudo o que se diz seja captado.

2. Vista-se profissionalmente

Algumas avaliações de IA levam em consideração a roupa que se está usando. Diante disso, a recomendação é vestir-se profissionalmente, até porque há empregadores que, mesmo após a avaliação da tecnologia, assistem aos vídeos para determinar quem segue no processo.

“[O software] apenas fornece uma pontuação e [os empregadores] podem revisar os vídeos e concordar ou discordar”, explicou Eric Sydell, vice-presidente executivo de inovação da Modern Hire, empresa que oferece entrevistas avaliadas por IA.

3. Faça uma pesquisa précia

Como em qualquer entrevista, faça uma pesquisa prévia para verificar se tanto o emprego quanto a empresa são adequados para você e, também, saber o que está sendo procurado e o que esperar.

Marcie Kirk Holland, diretora executiva do Centro de Estágios e Carreiras da Universidade da Califórnia, sugere que os candidatos chequem sites de avaliação como o Glassdoor e o LinkedIn.

Isso ajudará ter uma ideia melhor de como os atuais funcionários, clientes e parceiros veem e trabalham com a empresa, bem como dar uma noção do que ela valoriza e suas expectativas para os trabalhadores.

4. Prepare o que vai dizer

Especialistas e fornecedores de software relataram ao The Washigton Post que as entrevistas avaliadas por IA fazem perguntas semelhantes. Geralmente, elas pedem para descrever a experiência em uma capacidade específica e contar sobre uma vez em que resolveu um problema difícil. Sabendo isso, é interessante preparar algumas respostas.

Também é bom ter uma ideia do que os sistemas buscam. A HireVue, fornecedora de software que oferece entrevistas de IA, disse que seu sistema que foca mais em habilidades de trabalho e interpessoais, como comunicação, resolução de problemas, orientação de equipe e iniciativa. Outros provedores, como o Interviewer.ai, concentram-se mais em atitude, profissionalismo, comunicação e sociabilidade.

5. Pratique em vídeo

Embora algumas entrevistas de IA permitam que os candidatos refaçam suas respostas, os especialistas sugerem os candidatos pratiquem antes da gravação oficial. Isso pode ajudá-lo a identificar maus hábitos – por exemplo, desviar o olhar ou ficar inquieto quando está nervoso, falar gírias ou enrolar muito nas respostas.

Com aplicativos como Zoom ou Google Meet, você pode se gravar respondendo a algumas perguntas práticas. Em seguida, revise e ajuste.

6. Fale com a câmera

Falar para uma câmera pode parecer estranho. Para ajudar, Holland aconselha a colocar uma foto de alguém que você goste perto dela. Dessa forma, você tenderá a mostrar uma disposição mais calorosa, fazer mais contato visual e possivelmente até abrir um sorriso, pontos que podem ser avaliados pela IA.

Para Lindsey Zuloaga, cientista-chefe de dados da HireVue, é preciso pensar que a entrevista avaliada por IA é apenas mais uma etapa no processo de contratação e que, em última análise, um ser humano escolhe o quanto confiar nela. “A IA é a etapa de filtragem para ajudar os humanos. Eles humanos tomam a decisão final de contratação”, completou. (Negocios)

google news