Substituição da antena parabólica tradicional é garantido para famílias de baixa renda

O fornecimento de sinal para o modelo antigo das antenas já foi suspenso em 132 cidades baianas, entre elas Cruz das Almas e Valença.

Foto: Reprodução Tempo

A troca da antena parabólica tradicional, para o seu novo modelo digital, pode ser feita de forma gratuita na Bahia. O benefício é garantido para famílias de menor renda, inscritas em algum programa social do Governo Federal, e que tenham uma parabólica tradicional em funcionamento.

O fornecimento de sinal para o modelo antigo das antenas já foi suspenso em 132 cidades baianas, entre elas Cruz das Almas e Valença. A previsão é que o sinal seja cortado totalmente até 30 de junho de 2025. Por isso, quem deseja continuar assistindo televisão aberta dentro de casa deve fazer a troca.

Segundo a Siga Antenado, que é uma iniciativa criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mais de 1,8 milhão de instalações da nova parabólica digital já foram realizadas desde julho do ano passado em todo Brasil.

A mudança acontece por conta da ativação da nova geração da internet móvel, o 5G, que opera em faixas de frequência próximas à do sinal da parabólica antiga e pode causar interferências.

A faixa é como uma “estrada” no ar, por onde os sinais trafegam. Com o fim do sinal antigo, uma alternativa será usar a nova parabólica, que funciona em outra faixa. (G1)

google news