Lula lança projeto que destina ao menos 483 imóveis para moradia popular no país

Condomínio do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Guadalupe, zona norte do Rio, invadido na noite de domingo (9) com ajuda de criminosos armados. A Justiça determinou a reintegração de posse (Tomaz Silva/Agência Brasil)

O presidente Lula lançou nesta segunda-feira (26) um projeto para destinar imóveis para moradia popular. Ao todo, 483 prédios públicos estão hoje elegíveis para o programa de democratização dos imóveis da União.  Outros 500 imóveis estão em estudo para possível destinação em 200 municípios. Destes, 68 devem virar parques e instalações de cultura e 49 devem ser destinados para a construção de escolas, universidades e institutos federais.

O presidente Lula afirmou que os imóveis serão distribuídos a partir do lançamento do programa, que ocorreu hoje. Alguns já foram destinados ao longo de 2023.

No ano passado, Lula pediu à ministra Esther um levantamento de todos os prédios públicos abandonados no país. O presidente diz que há imóveis que podem ser transformados em moradia, vendidos e até doados para que “o preço da casa fique mais barato”.

google news