Uefs: Alunos em greve criticam falta de diálogo e governo minimiza reivindicações

ersidade, principalmente nos cursos da área da Saúde, além da falta de docentes.

Foto: Reprodução / Acorda Cidade

Estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se reuniram em assembleia, nesta terça-feira (24), e optaram pela manutenção da greve na universidade, que já dura 19 dias. A plenária ocorreu no mesmo dia em que os estudantes promoveram um protesto na BR-116 Norte.

Entre as pautas reivindicadas na greve deflagrada no dia 07 de outubro estão a manutenção da estrutura da universidade, principalmente nos cursos da área da Saúde, além da falta de docentes. Ao Acorda Cidade, parceiro do Bahia Notícias, o estudante Anthony Araújo explica o que foi decidido na reunião entre os discentes durante a assembleia.

“Ontem foi uma plenária, sobretudo de avaliação em relação aos rumos da greve, onde a absoluta maioria dos estudantes, apontou a necessidade de continuidade da greve, sobretudo porque a gente ainda tá em um processo em que o governo se recusa a negociar, estamos em tratativas com a reitoria, que se coloca ao lado do governo do Estado, mas que enfim, com a reitoria ainda conseguimos ter algum diálogo, mas com o governo do Estado, não. Estamos nesse rumo para manter a greve até que o governo decida dialogar mesmo com os estudantes e acatar a nossa pauta de reivindicação”, detalhou.

Segundo o estudante, apesar de não ser uma decisão unânime, a greve é legítima pois foi aprovada em assembleia com mais de 1.790 estudantes, onde desses 816 aprovaram a aderência ao movimento. Atualmente, parte do grupo de discentes da universidade tem ocupado a reitoria, por tempo indeterminado. Quando procurada pelo Bahia Notícias, a Uefs não se pronunciou sobre o caso.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação da Bahia (SEC) alegou que as medidas para ampliação do quadro de servidores das universidades, assim como os processos para execução de novos concursos e nomeações já estão previstos. Não há mais informações sobre a possibilidade de acordo com os discentes. Confira a nota na íntegra:

NOTA

O Governo do Estado já anunciou e publicou no Diário Oficial as medidas necessárias para ampliar o quadro de pessoal das universidades, com a garantia orçamentária para sua execução. As Universidades Estaduais da Bahia estão trabalhando nos processos para realização dos concursos, convocações, nomeações e contratações, com base na autonomia que lhes é assegurada por lei.

Ascom SEC

google news