União Brasil pede à Justiça suspensão de pesquisa divulgada neste domingo

Foto: Divulgação

O diretório do União Brasil na Bahia acionou a Justiça Eleitoral pedindo a suspensão da pesquisa A Tarde/AtlasIntel. A sondagem revelou neste domingo (17) a redução na distância entre os dois primeiros colocados, ACM Neto (UB) e Jerônimo Rodrigues (DEM), na sucessão estadual para 7 pontos percentuais.

Apresentada no sábado (16), a petição foi encaminhada para o presidente do TRE, desembargador Roberto Maynard Frank. Até o fechamento desta matéria não chegou a informação de obtenção ou rejeição do pedido, o que significa dizer que a pesquisa está em vigor do ponto de vista jurídico.

Para o partido do atual líder nas pesquisa, a sondagem funciona como uma enquete de internet. Ao clicar no link, a pessoa escolhe opções para presidente, governador e senador, “sem seguir nenhum critério amostral, podendo pode ser direcionada, por exemplo, para listas de amigos de um determinado candidato”. Estaria, portanto, “ao arrepio dos dizeres positivados na legislação vigente”.

O advogado do União Brasil, Ademir Ismerim, avalia ser importante o tribunal suspender a divulgação para coibir a proliferação desse tipo de sondagens. “Para que outros órgãos informativos e sítios eletrônicos de notícias, que são inúmeros na Bahia, não possam publicar matérias com a mesma natureza, atribuindo performances que não possuem de fatos os candidatos”.

google news