Valores a receber BCB: golpe promete dinheiro esquecido

Com isso, as tentativas de golpes podem se intensificar, então é importante ter muita atenção para se proteger.

Imagem: Reprodução do Portal UOL

Um novo golpe tem ficado cada vez mais frequente e exige muito cuidado. Criminosos abordam as vítimas dizendo que elas teriam ‘Valores a receber BCB’.

O ‘BCB’ mencionado é o Banco Central do Brasil, e o golpista usa a expressão “valores a receber” como referência a um sistema que permite consultar dinheiro esquecido em instituições financeiras.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central existe mesmo. A plataforma ficou suspensa para consultas dos clientes em 2022, mas em fevereiro de 2023 ela foi reaberta.

Com isso, as tentativas de golpes podem se intensificar, então é importante ter muita atenção para se proteger.

Vamos explicar melhor como funciona o golpe dos valores a receber, como se prevenir e o que fazer caso seja vítima de uma fraude como essa.

O que é o Sistema de Valores a Receber?
O Valores a Receber é um site em que você pode conferir se tem algum dinheiro que foi esquecido em bancos, consórcio ou alguma instituição financeira. Se a resposta for positiva, o sistema orienta como resgatar o valor.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer consultas. Os valores a receber 2023 no SVR somam cerca de R$ 6 bilhões, para 38 milhões de CPFs e 2 milhões de CNPJs.

Já no primeiro dia em que o sistema voltou a funcionar, em fevereiro de 2023, foram feitas mais de cinco milhões de consultas, segundo o Banco Central.

Como funciona o golpe dos ‘Valores a receber BCB’?
Neste golpe, os criminosos enviam mensagens para a vítima, normalmente pelo WhatsApp, informando sobre valores que ela tem a receber, que podem ser benefícios esquecidos, herança ou dinheiro esquecido em alguma conta bancária.

Dessa forma, esse golpe se enquadra como um dos golpes do WhatsApp, o app de mensagens tão popular que tem sido utilizado por criminosos para se comunicar com possíveis vítimas.

Na mensagem, há um link em que a vítima deve clicar para consultar se tem algum dinheiro a ser recebido. No entanto, o site é falso. (Uol)

google news