Os prefeitos da Região Metropolitana de Salvador (RMS) decidiram, em reunião realizada na tarde de ontem (16), no Centro Administrativo de Lauro de Freitas (CALF), unificar o plano de reabertura do comércio nos municípios. Todas as cidades abrirão o comércio juntas, a partir do momento em que a taxa de ocupação dos leitos de UTI do estado da Bahia ou da RMS esteja em 75%.
Em coletiva realizada após a reunião, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, explicou o motivo de a ação se dar de forma conjunta: “Não podemos correr o risco de abrir o comércio em apenas uma cidade da região e na outra não. Isso vai causar um trânsito de munícipes entre as cidades, o que pode causar um aumento na taxa de contaminação dos dois locais. Por isso faremos em conjunto”, argumentou.
A reunião teve a presença dos prefeitos de Camaçari, Elinaldo Araújo; Simões Filho, Diógenes Toletino; Dias D´Ávila, Jussara Márcia; São Sebastião do Passé, Breno Konrad; e Jailton Polícia, prefeito de Madre de Deus. Os outros municípios da RMS enviaram representantes para discutir as medidas.
A reabertura em conjunto faz parte de um protocolo geral que está em elaboração e vai definir a abertura ou fechamento do comércio da região. Cada cidade está criando o seu próprio protocolo de medidas, e o documento geral deverá ser definido até o dia 23 de julho, quando haverá uma reunião sediada em São Francisco do Conde. Caso a ocupação das UTIs já tenha atingido a porcentagem desejada, poderá acontecer uma reunião extraordinária para adiantar a conclusão do texto geral.
A Região Metropolitana de Salvador é formada pelos municípios de Camaçari, São Francisco do Conde, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, Dias d’Ávila, Mata de São João, Pojuca, São Sebastião do Passé, Vera Cruz, Madre de Deus e Itaparica. (Metro1)