Max Verstappen venceu de forma espetacular a última corrida da temporada, o Grande Prêmio de Abu Dhabi de Fórmula 1. Com a 10ª vitória da temporada, Verstappen se tornou campeão mundial da F1 2021.
Lewis Hamilton bem que tentou, mas um safety car nos estágios finais da corrida deu a chance para Verstappen ultrapassar e, após liderar apenas uma volta na Yas Marina, se tornar campeão da temporada 2021 da Fórmula 1. Carlos Sainz completou o pódio para a Ferrari na terceira posição.
A corrida
Lewis Hamilton largou bem e assumiu a liderança na Curva 1. Sergio Perez também fez uma bola largada e tomou a terceira posição de Lando Norris.
Depois da primeira reta, Verstappen foi para cima de Hamilton e ambos quase tocaram. Hamilton foi lá fora, usou a área de escape e retornou à frente do piloto da Red Bull. O incidente foi para os comissários que decidiram que não precisava devolver a posição, apenas diminuir um pouco a velocidade e voltar com a vantagem de antes do incidente.
Norris ainda perdeu a quarta posição para Sainz.
Verstappen, que largou com os pneus macios, fez sua primeira parada no fim da volta 14 e voltou atrás de Norris. Ao sair dos boxes, Charles Leclerc se atrapalhou e foi para fora da pista, mas conseguiu retornar e atacar Yuki Tsunoda.
Perez permaneceu na pista e não demorou para Hamilton encontrar o mexicano. O piloto da Red Bull defendeu de todas as maneiras possíveis e deixou a vantagem, que era de 8 segundos, para apenas dois segundos para Verstappen.
Kimi Raikkonen, fazendo sua despedida da Fórmula 1, abandonou na volta 33.
Na volta 34, Hamilton, Verstappen e Perez eram os três primeiros. Bottas era apenas o nono colocado, atrás de Leclerc. O finlandês usou o DRS e assumiu a oitava posição.
Uma volta depois, Antonio Giovinazzi, que vai ser piloto da Fórmula E em 2022, também abandonou. O italiano parou em uma área de escape, mas o safety car virtual foi ativado.
Verstappen ia diminuindo a diferença para Hamilton, quando Latifi bateu e trouxe o safety car na volta 54. Perez foi aos boxes e abandonou a corrida. O holandês foi aos boxes e voltou com pneus macios novos.
O safety car saiu da pista na última volta, liberando Verstappen e Hamilton para disputarem o título na volta final.
Verstappen, com pneus mais novos, não teve problemas para ultrapassar Hamilton e ficou com o título da temporada 2021 da Fórmula.
Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
4) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
5) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda)
6) Valtteri Bottas (Mercedes)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
9) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
10) Charles Leclerc (Ferrari)
11) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
12) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
13) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
14) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
15) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
OUT) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
OUT) George Russell (Williams/Mercedes)
OUT) Kimi Räikkönen (Alfa Romeo/Ferrari)