Com a proximidade do fim do primeiro turno da Série B, os matemáticos já calculam o risco de rebaixamento. E a situação do Vitória não é nada fácil. Com 16 rodadas disputadas, o Leão tem 60,1% de chances de cair para a Terceira Divisão. É o que diz o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O levantamento foi conduzido pelos matemáticos Bernardo Nunes, Gilcione Nonato Costa, Fábio Enrique Brochero Martinez, Renato Vidal Martins e Marcelo Terra Cunha.
O estuado aponta que o Brasil de Pelotas tem a maior probabilidade de cair (63,9%), seguido pelo Vitória (60,1%). Confiança (58,5%), Londrina (58,4%), Ponte Preta (55,9%) e Cruzeiro (31,4%).
Atualmente, o Vitória ocupa a 17ª posição na Série B com 13 pontos conquistados, o que representa um aproveitamento de 27,1%
O Vitória é o segundo pior visitante da Série B. Em sete jogos disputados fora de casa, o time rubro-negro perdeu quatro e empatou três, aproveitamento de 14,2%. No Barradão, o panorama também é desfavorável. A equipe só venceu dois confrontos, empatou outros dois e sofreu três derrotas (37%).
O próximo jogo do Vitória é longe de Salvador. O time comandado pelo interino Ricardo Amadeu pega o Cruzeiro, quarta-feira (11), às 19h, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG). (BN)