O prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciou nesta segunda-feira (30) novas medidas para combater os impactos do novo coronavírus. Entre as medidas, o gestou anunciou o programa “Salvador por todos”, que promete o benefício no valor de R$ 270 para trabalhadores informais. Durante o pronunciamento, ele citou as categorias que serão abrigadas pelo serviço.
“O programa Salvador por Todos foi pensado para dar apoio aos trabalhadores que vivem do comércio informal. Sabemos que nossa capital é uma das cidades com um grande número de pessoas que vivem do comércio informal. Ambulantes, feirantes, barraqueiros, camelôs, guardadores de carro, baleiros, baianas de acarajé, recicladores, pessoas que recebem auxílio-aluguel, mas não são beneficiários do Bolsa Família, taxistas, mototaxistas e motoristas de aplicativo, disse. Vale ressaltar que, no caso dos motoristas de aplicativo, o benefício só será válido para maiores de 60 anos.
Neto garantiu que o benefício poderá ser prorrogado caso a crise continue. O programa terá validade inicial de três meses.
“As pessoas vão ter o direito de receber o benefício mensal em três meses e podendo ser prorrogado se a crise perdurar. Se a gente perceber que precisa prorrogar o prazo, prorrogaremos. O valor é de R$ 270 por família”, indicou.
Além do auxílio para os informais, Neto garantiu que pessoas em situação de rua vão receber alimentação diariamente. Os pontos de distribuição ainda vão ser detalhados.
“Ontem demos início na sede do movimento que representa as pessoas em situação de rua. Essas refeições consistem em uma quentinha e um lanche para a parte da tarde ou noite. Essa 3.900 pessoas que vão receber vão ter a garantia de que não vão passar fome”, explicou.
O projeto será enviado ainda nesta segunda para a Câmara Municipal de Salvador. As categorias terão que se cadastrar e comprovar o trabalho informal. (Bahia Notícias)