Anvisa libera uso de produtos à base de cannabis em tratamentos veterinários

Regulamentação abre caminho para a prescrição controlada por médicos veterinários no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (31), a utilização de produtos à base de Cannabis no tratamento de animais. Essa nova norma estabelece que o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) será responsável pela regulamentação do uso da substância em produtos veterinários comercializados no Brasil.

A utilização medicinal da Cannabis em animais estará restrita às prescrições feitas por médicos veterinários credenciados pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). Apenas produtos devidamente registrados na Anvisa e com autorização sanitária poderão ser vendidos, sempre sob orientação profissional.

Os veterinários poderão prescrever medicamentos canábicos para tratamento terapêutico, desde que sejam comprovadas a segurança e a eficácia dos produtos. Para garantir a segurança, as receitas especiais serão retidas nas farmácias.

Com essa decisão, o Brasil se junta a outros países que reconhecem o potencial terapêutico da Cannabis em tratamentos veterinários. Contudo, vale destacar que a manipulação de produtos à base de Cannabis ainda é proibida no país.

google news