O Superior Tribunal de Justiça (STJ) revogou a prisão preventiva de Monique Medeiros, mãe de Henry Borel, em decisão tomada na tarde desta sexta-feira (26). Agora, a mulher , que responde por homicídio triplamente qualificado com emprego de tortura contra seu próprio filho, responde o processo em liberdade.
“Concedo a ordem de ofício para revogar a prisão preventiva da paciente, assegurando o direito de responder o processo em liberdade, sem prejuízo de nova decretação de medida cautelar de natureza pessoal com lastro em motivos contemporâneos”, disse a decisão tomada pelo ministro João Otávio de Noronha.
A decisão pela soltura de Monique pelo STJ acontece dois dias depois do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, ter negado um habeas corpus para conceder liberdade para a mãe de Henry Borel.
O vereador e padrasto de Henry, Jairo de Souza Santos, conhecido como Dr.Jairinho, continua detido em uma unidade prisional no Rio de Janeiro.
Na semana passada, o Ministério Público do Rio de Janeiro entrou com uma ação judicial no 2º Tribunal do Júri para que Jairo e Monique Medeiros sejam julgados por júri popular (veja mais aqui).