Comissão da Câmara aprova audiência pública para debater Barbie trans

A Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta quarta-feira (1), um requerimento do deputado Otoni de Paula (MDB-RJ) para a realização de uma audiência pública para debater sobre a nova edição especial da boneca Barbie, lançada em homenagem à atriz transexual americana Laverne Cox.



De acordo com o texto do requerimento, a audiência servirá para debater sobre as ‘implicações psicossociais em crianças em decorrência da versão da boneca Barbie com órgão sexual masculino’. Ottoni, autor do pedido, alegou que brinquedo serviria como instrumento para ‘confundir as crianças sobre a natureza dos gêneros masculino-feminino’.



Além disso, o deputado também pediu para que a Comissão convoque um representante da fabricante Mattel, responsável pela confecção do brinquedo, acompanhado de um integrante do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Otoni é vice-líder na Câmara e considerado um forte aliado de Jair Bolsonaro.



O requerimento recebeu o apoio do deputado pastor Sargento Isidório (AVANTE-BA), que afirmou que a boneca seria uma ‘perversão contra as crianças’. “É um absurdo o nosso país, com tanta coisa séria para cuidar, resolver, querer fazer fantasia, prejudicando as nossas crianças […] é procedência maligna”, declarou Isidório.



Já a deputada Vivi Reis (PSOL-PA) entrou na discussão do requerimento e considerou o pedido ‘absurdo, incabível e fake news’. A deputada argumentou que as bonecas Barbie não são feitas com nenhuma representação de órgão genital, seja ele feminino ou masculino, no caso dos bonecos Ken. “Então querer falar isso é querer distorcer a discussão e querer trazer para essa comissão um debate sem fundamento e baseado em fake news”, afirmou Vivi. Ela ainda disse que essa é uma tentativa de querer desviar a atenção dos reais problemas do país.



Assim como as linhas regulares de brinquedos ligados à Barbie, a boneca em homenagem a atriz não possui detalhes em sua confecção que remetam ou façam alusão a genitálias.

google news