Embaixadas britânica e norte-americana defendem sistema eleitoral brasileiro

Após o presidente Jair Bolsonaro (PL) reunir diplomatas de diversos países e criticar o sistema eleitoral brasileiro, a Embaixada do Reino Unido no Brasil se manifestou nesta quinta-feira (21) em apoio ao processo eleitoral brasileiro, dizendo que o sistema e as urnas eletrônicas utilizadas no país são seguros e “passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”.

“Acreditamos na força da democracia do Brasil, que conta com instituições sólidas e transparentes. Em eleições passadas, o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas se mostraram seguras e passaram a ser reconhecidas internacionalmente por sua celeridade e eficiência”, diz a embaixada no comunicado.

O órgão de representação ainda afirmou que, quem quer que seja o presidente eleito em outubro, poderá contar com uma parceria entre os dois países.
“Reafirmamos nossa confiança no bom funcionamento do processo democrático do Brasil e esperamos que todo o país esteja comprometido com o respeito à democracia por meio de eleições livres e justas. Quem for escolhido pela nação brasileira poderá contar com o Governo Britânico para fortalecer as relações bilaterais e a amizade entre os dois povos”.

EUA também se pronunciaram
Na terça (19), a Embaixada dos Estados Unidos também se pronunciou em apoio ao sistema eleitoral brasileiro.

Em nota obtida pelo analista da CNN, Caio Junqueira, o órgão diplomático disse que “as eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo”.

google news