Margarida Cristina de Quadros, que anteriormente era sócia da primeira-dama Rosângela da Silva, mais conhecida como Janja, foi designada como assessora especial no Palácio do Planalto. Ela ocupa um cargo no gabinete pessoal do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do, com um salário mensal de R$ 13,6 mil.
Janja e Margarida foram sócias da Principio Consultoria, Assessoria e Pesquisa Ltda. A empresa foi fundada em 2002 e encerrou suas atividades em outubro de 2021 e atuava com consultoria em gestão empresarial e administração de caixas escolares. As informações são da revista Veja.
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), assinou a portaria com a nomeação de Margarida no dia 26 de janeiro deste ano.
Antes disso, no ano de 2022, ela integrou a equipe de transição, especificamente no grupo temático dos Direitos Humanos, sendo remunerada com o valor de R$ 10,3 mil durante esse período.
Margarida Cristina de Quadros é socióloga, mestre em Gestão Urbana e especialista em Administração Pública e em Política Social e Gestão de Serviços Sociais. Foi professora de cursos de especialização, além de ser servidora, até 2017, da Prefeitura de Curitiba, capital do Paraná.(ba)