O Instagram quer atrair criadores de conteúdo a todo custo. Prova disso é que a Meta, empresa que administra a rede social, criou uma bonificação de até US$ 10 mil (cerca de R$ 53,9 mil, de acordo com a cotação atual do dólar) para produtores que publicarem Reels com mais frequência em suas contas do Instagram. A medida visa afastar os influenciadores de peso de outras plataformas, como TikTok e YouTube Shorts, concorrentes diretos da rede social.
É difícil determinar como o cálculo do bônus é feito. De acordo com o TechCrunch, a influencer Maddy Corbin, que tem cerca de 52 mil seguidores, recebeu uma oferta de bônus de US$ 1 mil (R$ 5.390) pela publicação de seus Reels dentro do prazo de 1 mês. Enquanto isso, um criador não identificado com 24 mil seguidores receberia US$ 800 (R$ 4.312) caso conseguisse reunir até 1,7 milhão de visualizações durante este período. Ao final, ele foi capaz de acumular 1,49 milhão de visualizações e recebeu US$ 689,90 (R$ 3.719) no total.
A Central de Ajuda do Instagram também é vaga quanto ao critério de seleção para participar do projeto, e limita-se apenas a informar quais os deveres do influenciador com a plataforma. Segundo o texto, por exemplo, uma vez que o usuário seja convidado a participar, ele terá até 30 dias para aceitar e ingressar no programa de bônus.
As regras também indicam que o participante poderá receber seu dinheiro dentro de 30 dias, e que ele pode selecionar quantos Reels quiser para concorrer ao bônus. Entretanto, se o usuário apagar o conteúdo, não poderá receber o dinheiro extra por ele.
Como observou o TechCrunch, o referido bônus para os maiores influenciadores da rede tem aumentado, e hoje alguns já recebem mais do que no TikTok, por exemplo. Isso não é por acaso, uma vez que a rede social dos vídeos curtos tem crescido exponencialmente e atingiu a marca de 1 bilhão de usuários no mês passado. (Tec MUNDO)