Conforme o jornal O Globo, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem uma reunião marcada com a senadora Simone Tebet (MDB) nesta sexta-feira (23). No encontro, o petista deve definir quais ministérios ficarão sob o comando do MDB.
Ainda de acordo com o jornal, o pleito do partido é que Tebet seja contabilizada como da cota pessoal de Lula e mais dois ministérios fiquem nas mãos dos emedebistas.
Lula teria ‘pré-definido’ a composição em uma reunião com a cúpula do MDB na tarde desta quinta-feira (22). Aliados do petista revelaram que os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga (AM), além do presidente do partido, deputado federal Baleia Rossi (SP), participaram do encontro.
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) desejava comandar o Ministério do Desenvolvimento Social, no entanto, o senador eleito Wellington Dias (PT) ficou com o posto. Ela passou a ser considerada para o Ministério do Meio Ambiente, pasta também cobiçada pela ex-ministra Marina Silva (Rede-SP), e para a pasta de Cidades.
No encontro desta sexta, Lula e Tebet decidirão qual Ministério a senadora ocupará. No entanto, o petista não teria concordado com o pedido do MDB de que a senadora fosse considerada como da sua cota pessoal. Aliados afirmaram que já foi avisado que caso Tebet assuma uma pasta a posição será descontada do total negociado. (ba)