Militares proíbem agentes da PF de viajar em voos da FAB com staff de Lula

Com o boicote, os agentes têm sido obrigados a viajar em voos de carreira

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A queda de braço entre as Forças Armadas e a Polícia Federal, que disputam a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ganhou mais um capítulo.

Segundo Guilherme Amado, em sua coluna no portal Metrópoles, integrantes da PF relatam que a Aeronáutica passou a proibir que os agentes federais acompanhem a equipe de Lula nas missões precursoras de viagens do presidente ao exterior.

Conforme a publicação, os policiais federais têm sido vetados nos voos operados pela Força Aérea Brasileira (FAB) que levam a equipe presidencial responsável por organizar a agenda internacional do presidente, dias antes da chegada de Lula. Com a medida, os agentes têm sido obrigados a viajar em voos de carreira.

O boicote dos militares, segundo a coluna, não para por aí. Segundo a PF, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo General Marcos Antonio Amaro dos Santos, também estaria cortando os PFs das reservas de hotel que são feitas.

Desde janeiro, a segurança imediata de Lula era realizada por uma secretaria extraordinária, comandada pelo delegado da Polícia Federal Aleksander Oliveira e vinculada ao gabinete pessoal do presidente. Em junho, no entanto, a atribuição voltou para o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Há pouco mais de uma semana, o governo dispensou o diretor de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), coronel Laurence Alexandre Xavier Moreira, que já atuava no órgão desde a gestão Bolsonaro. (bahia.ba)

google news