Moraes interrompe voto de Mendonça e ministros batem boca em julgamento do 8 de janeiro

Apesar do momento acalorado, os colegas pediram desculpas um ao outro após o episódio

Foto: Reprodução/Antônio Cruz/Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou, nesta quinta-feira (14), o julgamento dos réus acusados de participarem dos atos golpistas do 8 de janeiro. Na sessão, aconteceu um bate-boca entre o ministro Alexandre de Moraes e o seu colega André Mendonça, que rebateu pedindo para que não fossem colocadas palavras em sua boca. 

O episódio começou enquanto Mendonça apresentava seu voto e Moraes passou a rebater os argumentos que o colega apresentava. “Com todo o respeito, Vossa Excelência querer falar que a culpa do 8 de janeiro é do ministro da Justiça…”, interrompeu Moraes. 

Logo após, Mendonça retomou a palavra e foi atropelado novamente pelo ministro: “Vossa Excelência vem ao plenário do STF, que foi destruído, para dizer que houve uma conspiração do governo contra o próprio governo?”. Após o episódio os minsitros pediram desculpas um ao outro.

Na quarta-feira (13), Alexandre de Moraes, que é o relator do caso, entendeu pela condenação de 17 anos do réu, enquanto que, hoje, Mendonça divergiu.

“Eles não agiram para tentar depor o governo. A deposição do governo dependeria de atos que não estavam ao alcance dessas pessoa. Há dúvidas razoáveis de saber como esse grupo entrou com tamanha facilidade, eu não digo no Supremo, não digo no Congresso, mas dentro do Palácio do Planalto. Onde estava todo o efetivo da Força Nacional? Hoje o Brasil não sabe”, votou Mendonça. (Metro1)

google news