A rede social X lançou neste sábado (31) uma nova conta chamada “Alexandre Files” para compartilhar decisões sigilosas do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo da conta é expor ações do ministro relacionadas ao bloqueio de conteúdos e perfis na plataforma.
Em uma das postagens, a conta prometeu trazer “luz sobre os abusos cometidos por Alexandre de Moraes contra a lei brasileira”. A criação da conta ocorreu um dia após Moraes determinar a suspensão da rede social no Brasil.
Outra postagem do perfil revelou um caso de suposta “violação frontal da lei brasileira”, mencionando uma ordem do ministro para bloquear perfis como o do senador Marcos do Val (Podemos-ES) e da filha adolescente do blogueiro Oswaldo Eustáquio, entre outros.
O perfil oficial da X já havia compartilhado a mesma ordem sigilosa de Moraes em 13 de agosto. No dia 17 de agosto, Elon Musk anunciou que a plataforma não cumpriria as decisões do STF e que fecharia o escritório da empresa no Brasil.