Cada vez mais populares, remédios inicialmente concebidos para tratar a diabetes, como Ozempic e o Wegovy, se tornaram a chave do emagrecimento de muitas pessoas, principalmente celebridades.
Por não ter um preço acessível (que varia entre R$ 700 e R$ 1.000), há quem procure alternativas para conquistar os resultados oferecidos pelos medicamentos. Há, por exemplo, hacks como o “Oatzempic”, que consiste em uma bebida de aveia, água e suco de limão espremido que viralizou no TikTok.
De acordo com a nutricionista Michelle Routhenstein, outros alimentos também oferecem resultados semelhantes aos famosos remédios. Ao Daily Mail, ela apontou que itens ricos em proteínas, fibras ou água desencadeiam a liberação de GLP-1, mesmo efeito provocado pelo Ozempic.
Além disso, a expert salientou que algumas combinações de ingredientes ainda proporcionarão a sensação de saciedade por mais tempo, com menor número de calorias.
Confira alimentos com resultados semelhantes ao do Ozempic
Lentilha
As leguminosas, como a lentilha, são ricas em fibras, o que faz com que sejam digeridas mais lentamente.
De acordo com Routhenstein, a lentilha contém fibras solúveis que aumentam a secreção de GLP-1 no intestino, mas em menor escala do que o Ozempic.
Resultados de um estudo de 2014 realizado na Universidade de Toronto mostraram que pessoas que comeram refeições com legumes se sentiram 31% mais saciadas do que aquelas que comeram refeições com massas e pães.
Maçã
A maçã é uma fruta pouco calórica, rica em fibras e em água, o que é bom para não aumentar os níveis de açúcar no sangue.
Apesar de ser uma opção saudável, a fruta precisará ser combinada com outros ingredientes para afastar a fome por um tempo maior.
Couve e brócolis
Os vegetais são imprescindíveis em uma dieta saudável. Ricos em vitaminas, minerais e fibras, esse grupo de alimentos é pouco calórico e aumenta a sensação de saciedade. A nutricionista recomenda o consumo de brócolis, couve-flor e couve de Bruxelas.
Queijo tipo cottage
De acordo com estudos, laticínios com baixo teor de gordura, como queijo cottage e iogurte grego, reduzem o apetite e ajudam na perda de peso. Routhenstein afirmou que esses alimentos têm baixo teor de gordura e são ricos em proteínas, o que aumenta o tempo de digestão e, consequentemente, de saciedade.
Ovos e peixes
Um estudo de 2020 mostrou que comer ovos no café da manhã diminui a fome ao longo do dia. Da mesma forma, os peixes também ajudam no emagrecimento por serem ricos em ácidos graxos ômega-3, que comprovadamente aumentam a sensação de saciedade em pessoas com obesidade. (Fonte: Metrópoles0