Aposentados e pensionistas do INSS são alvos de novo golpe envolvendo suposta lista de indeferidos

Fraude usa processo judicial falso para enganar segurados; INSS alerta para cuidados com dados pessoais

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam estar sempre alertas para evitar cair em fraudes. Entre os golpes que ameaçam os segurados, um novo esquema foi descoberto envolvendo uma suposta lista de pedidos de benefícios negados pelo INSS. Neste golpe, a vítima é notificada judicialmente sobre uma falsa ação, em nome dela, para tentar reverter o “indeferimento” de um benefício.

O caso foi revelado no Rio de Janeiro, quando um segurado foi surpreendido por um oficial de Justiça com uma notificação para uma ação judicial em seu nome. Na ação, alegava-se que o benefício do segurado teria sido negado, e que ele estaria em uma suposta lista de indeferimentos do INSS. Segundo Flávio Souza, coordenador de Gestão de Benefícios da Superintendência Regional do INSS no Rio de Janeiro, o instituto recebeu uma notificação judicial pedindo esclarecimentos sobre a existência dessa lista.

Em resposta, o INSS afirmou desconhecer qualquer relação pública de benefícios negados que permita o acesso de terceiros aos dados dos segurados. Segundo Souza, os resultados dos requerimentos são divulgados apenas aos próprios segurados ou a seus representantes legais cadastrados.

“A situação chamou atenção pelo fato de o cidadão ter sido notificado por um oficial de Justiça sobre um processo que não existia, baseado em uma lista falsa atribuída ao INSS”, explica Souza. Ele orienta que os segurados fiquem atentos e protejam seus dados, lembrando que o INSS entra em contato apenas por canais oficiais, como SMS, notificações no site Meu INSS, telefone, ou cartas com aviso de recebimento.

Souza destaca que todos os serviços oferecidos pelo INSS são gratuitos e que o segurado pode acessá-los diretamente no site ou no aplicativo Meu INSS, sem intermediários. Caso o segurado prefira ajuda de um advogado, é importante verificar o registro do profissional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

google news