A Polícia Federal indiciou nesta quarta-feira (2) Eduardo Tagliaferro, ex-assessor do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo crime de violação de sigilo funcional com dano à administração pública. A medida ocorre após a conclusão das investigações sobre o vazamento de diálogos entre o ministro Alexandre de Moraes e servidores do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF).
A Justiça Eleitoral determinou a cassação dos registros de todos os candidatos a vereador do partido Republicanos em Santo Estêvão, no interior da Bahia, após constatar fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024. A decisão foi fundamentada na simulação de candidaturas femininas apenas para cumprir a exigência legal de no mínimo 30% de candidaturas de mulheres, sem efetiva participação na disputa eleitoral.
O prefeito de Caetanos, no sudoeste da Bahia, Edas Justino (PCdoB), e a vice, Fabiana Matos (PCdoB), tiveram os mandatos cassados pela 58ª Zona Eleitoral. A decisão, proferida pelo juiz Raimundo Saraiva Barreto Sobrinho, também anulou os votos recebidos pela chapa e declarou a inelegibilidade de ambos por um período de oito anos.
O ex-presidente Jair Bolsonaro declarou que será candidato à Presidência da República em 2026, enquanto o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disputará a reeleição. A afirmação foi feita durante a abertura do 14º Salão das Motopeças, na zona norte de São Paulo, onde Bolsonaro esteve ao lado de Tarcísio.
Durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Santo Antônio de Jesus, nesta segunda-feira (24), o vereador Uberdan Cardoso (PT) se manifestou sobre a situação do colega Edivan de Jesus Santos, conhecido Morão (UB), acusado de agredir sua esposa com golpes de faca.
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) cassou, por 5 votos a 2, o mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A decisão, anunciada nesta quinta-feira (30), torna a parlamentar inelegível até 2030, com base em irregularidades cometidas durante as eleições de 2022.
Termina nesta terça-feira (7) o prazo para que os eleitores que não votaram no segundo turno das Eleições 2024 justifiquem a ausência nas urnas. Dos 34 milhões de brasileiros aptos a votar, quase dez milhões não compareceram no dia da eleição.
Pelo menos 24 candidatos eleitos como prefeitos em outubro de 2024 não assumiram os cargos em 1º de janeiro de 2025.
Eleitores que não compareceram ao segundo turno das eleições municipais de 2024 têm até a próxima terça-feira (7) para justificar a ausência. O procedimento pode ser feito presencialmente, em cartórios eleitorais, ou pela internet, através do sistema Justifica do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), e o prefeito eleito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), foram condenados nesta quarta-feira (11) por abuso de poder político nas eleições municipais deste ano. Ambos foram declarados inelegíveis por oito anos em decisão proferida pela juíza eleitoral Maria Umbelina Zorzetti. Cabe recurso.