O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, enviou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva as duas listas tríplices elaboradas pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para preencher as vagas deixadas pelos ministros Assusete Magalhães e Laurita Vaz. A escolha foi feita por votação secreta no último dia 15, e entre os indicados estão três homens e três mulheres.
Para a cadeira de Assusete Magalhães, destinada à Justiça Federal, foram selecionados Carlos Pires Brandão (TRF-1), Daniele Maranhão Costa (TRF-1) e Marisa Ferreira dos Santos (TRF-3). Já para o gabinete de Laurita Vaz, que tem origem no Ministério Público (MP), o STJ indicou Maria Marluce Caldas Bezerra (MP de Alagoas), Sammy Barbosa Lopes (MP do Acre) e Carlos Frederico Santos (Ministério Público Federal).
Em seus 35 anos de história, o STJ teve 103 ministros, dos quais apenas nove foram mulheres, representando 8,5% do total. A decisão sobre as nomeações agora está nas mãos de Lula, que avaliará as listas e escolherá os novos ministros do tribunal.